sexta-feira, 18 de maio de 2018

Curiosidades históricas sobre a Vila de Santa Thereza

Um dos principais atrativos turísticos de Bagé é o Centro Histórico Vila de Santa Thereza, localizado na Avenida Visconde Ribeiro de Magalhães. Você já conhece a história que enriquece a sua visita ao local?


A Vila de Santa Thereza surgiu em 1897, em torno da charqueada de Santa Thereza, fundada por Antônio de Ribeiro Magalhâes. O local abrigava, incialmente, cerca de 840 pessoas que trabalhavam nas charqueadas e nas fábricas, além da residência de verão da família.

Com assistência completa, os trabalhadores não apenas habitavam a Vila Operária, como também contavam com serviços médicos e farmacêuticos. No espaço, havia casas de material capaz de abrigar aproximadamente 1000 pessoas, onde tinha luz elétrica e usina independente. 


Os viajantes de trem, ao passar por Santa Thereza, vislumbravam alamedas, casas de rica construção, distribuídas em alinhamento simétrico, solo terraplanado e limpo. As estradas de acesso ao estabelecimento eram mantidas por Visconde. 


Cada canto do Centro Histórica Vila de Santa Thereza guarda memórias de uma história da afiada mente vanguardista de um português. Você sabia que o local em que hoje abriga a Câmara de Vereadores de Bagé já foi um mercado construído por Visconde Ribeiro de Magalhães?


Em busca de novos horizontes para explorar, Visconde torna-se, anos depois, sócio de sua primeira charqueada, Cotovelo. Após conseguir dinheiro suficiente para comprar sua própria terra, onde fundou, em 1897, a Charqueada de Santa Thereza.

Na charqueada havia fábrica de sabão, feita com a gordura do gado, fábrica de escovas, feita com os pelos dos rabos dos animais, plantação de café e fábrica de vinho. 

O charque foi o grande combustível para o desenvolvimento do local


Fatos curiosos

O nome, Centro Histórico Vila de Santa Thereza, remete tanto à amada de Visconde, Thereza Pimentel, quanto à santa de devoção dela, Santa Thereza D’Ávila.

Na local, foi instalado o segundo cinema do país, perdendo apenas para o Rio de Janeiro, dois anos após a invenção do cinematógrafo dos irmãos Lumière.

Como empresário de grandes produções e exportações internacionais, Visconde garantiu diretos aos negros, em uma época que a alforria dos escravos havia os libertado para um novo tipo de exploração, sem nenhuma instrução, onde a maioria trabalhava em troca de comida e abrigo. Visconde manteve uma relação assalariada com os empresários e tentou reinseri-los na comunidade por meio da cultura. Foi criada uma companhia de teatro e a Banda Lira de Santa Thereza, formada totalmente por negros.

Ficou com vontade de saber mais sobre o Centro Histórico Vila de Santa Thereza? Vale a pena realizar uma visita ao local para conhecer os detalhes dessa história que faz parte da nossa terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque